domingo, 7 de fevereiro de 2016

Como mandar carta e conseguir um autógrafo do seu ídolo (Tutorial)



Saudações da montanha! Hoje estou aqui para ensinar os meus noviços e noviças a como mandar uma carta e conseguir um autógrafo do seu ídolo! Já comentei com muitos amigos sobre isso, mas em geral eu vejo que a maioria das pessoas desconhece que é possível receber uma resposta do seu ídolo pelo correio (em inglês, Through the Mail, ou a sigla muito usada TTM). Sim, acreditem, isso não é impossível! Na maioria das vezes é até muito fácil e qualquer um é capaz, de verdade. Nos Estados Unidos em geral é um hábito muito comum, desde os primórdios do cinema as estrelas recebem uma chuva de cartas, e dependendo da pessoa respondem seus fãs diretamente! Muitos nomes da Old Hollywood, como Joan Crawford, Joan Fontaine, Barbara Stanwyck, James Stewart, Lauren Bacall, entre muitos outros, respondiam todos os fãs! Vamos lá!


(Joan Crawford respondia todos os fãs com autógrafos e até cartas pessoais para cada um!)


Além de escrever a carta, você precisa de:
Foto para ser autografada (ou item da sua preferência)
Dois envelopes comuns (pode ser qualquer um que caibam as fotos)
3 cupons resposta internacional em média (expliquei sobre ele mais embaixo)
Endereço da estrela em questão
Muita paciência e corrente de oração


(James Stewart lendo cartas - o ator sempre assinou pros fãs)


ENDEREÇOS



Primeiro, se você quer um autógrafo da sua pessoa favorita, você precisa descobrir o endereço do artista. Há muitos sites com endereços, mas o melhor, mais completo e de graça é o fanmail.biz (http://www.fanmail.biz/) . Nele tem endereço para praticamente todos os artistas das mais diversas áreas do entretenimento. Basta você ou procurar por ‘’Fulano de Tal Address’’ no Google mesmo que vai aparecer a página da pessoa no Fanmail.biz ou digitar o nome do artista na barra de pesquisa desse site que vai aparecer todo o histórico registrado da pessoa. Na página do artista, vai aparecer se tem algum feedback da pessoa específica, com a exata data da última resposta, e todo o histórico de pessoas que conseguiram resposta, geralmente eles scaneam as fotos autografadas e falam quanto tempo demorou, como eles mandaram, como foi o feedback etc. SEMPRE olhem qual endereço as pessoas do site usaram para conseguir a resposta.

Exemplo: Doris Day (descanse em paz, update 2019). Em http://www.fanmail.biz/64782.html vocês verão o endereço dela logo de cara:
Fan Mail Address:
Doris Day
Doris Day Animal Foundation
P.O. Box 223163
Carmel, CA 93922
USA

(devido ao falecimento da Doris, obviamente esse endereço já não é mais válido)

Mandei a carta e alguns meses depois:


É imprescindível que vocês chequem o histórico de feedback da pessoa no site, a reputação dela entre os colecionadores e como ela costuma responder geralmente, para isso é só fuçar no fórum do site que vai ter lá todo o histórico de resposta da pessoa. Cada pessoa responde de um jeito, então olhe do histórico para saber como a pessoa escolhida costuma responder, todos os hábitos de resposta dela, se ela realmente responde ou não, e se sim, se os autógrafos são autênticos ou falsos. Se não tiver nenhuma resposta registrada, desista. Infelizmente muitas celebridades, especialmente as ‘’classe A’’, que são os atores mais famosos e mainstream, não tem tempo ou simplesmente não respondem fanmail, ou o fazem muito raramente. Então desista de querer ter uma resposta de atores como Meryl Streep, George Clooney, Sandra Bullock, Julia Roberts, Tom Hanks, Jim Carrey, Johnny Depp, Jessica Lange etc porque eles raramente assinam alguma coisa que não seja pessoalmente (às vezes nem assim). Mais para frente falarei de um método que às vezes funciona até para atores mais ocupados e difíceis de assinar. Essa lista reúne boa parte dos que raramente/nunca assinam:




AGORA VAMOS FALAR DE COISA BOA, VAMOS FALAR DE PESSOAS QUE RESPONDEM

Algumas pessoas que respondem (só alguns exemplos): Betty White, Angela Lansbury, Liv Ullmann, Geraldine Chaplin, Harriet Andersson, Gena Rowlands, Glenn Close, Catherine Deneuve, Brigitte Bardot, Sophia Loren, Jane Fonda, Martin Sheen, John Waters, Christopher Plummer, Cyndi Lauper, Eva Green, Dakota e Elle Fanning, Joan Collins, Rita Moreno, Kyle MacLachlan, Pedro Almodóvar, Judi Dench, Melissa McCarthy, Susan Sarandon, entre muitos outros...









Se há histórico de respostas da sua pessoa favorita, e ela é realmente uma pessoa que responde os fãs com autógrafos 100% reais, então muito que bem, vamos soltar fogos e ir às instruções!


(Jean Harlow respondendo sua correspondência - até hoje seus autógrafos são muito raros , pois sua mãe forjava muitos exemplares)

A CARTA (filme da Bette Davis -n)


Resultado de imagem para a carta bette davis"

A parte mais fácil e a mais importante: escreva a sua carta. Pode ser como você quiser, há muitos modelos pela internet, mas eu sempre sugiro que você seja sincero (pode mentir um pouco também, QUEM NUNCA) e fale, acima de tudo, o quanto essa pessoa significa para você. Carta de cinco páginas ou uma só, o importante é que você escreva de coração, com as suas palavras. Há sempre um debate sobre cartas impressas ou escritas – eu sugiro que, se possível, você escreva à mão, porque dá um tom mais pessoal e em geral é o mais preferível, mas um lembrete para quem tem uma caligrafia ruim: Uma carta impressa muito bem escrita é tão especial quanto uma escrita à mão. O mais importante é o conteúdo! Se você só quer mandar a carta, sem esperar nada de volta, pode parar por aqui e mandar para a pessoa. Por mais que os atores não tenham tempo, e mesmo que não respondam, muitas vezes eles realmente leem o que você mandou!


(Elizabeth Taylor separando sua fanmail - a atriz foi atenciosa com os fãs por toda a vida)


Mas se você quer mesmo um autógrafo, no final da sua carta peça brevemente para a pessoa assinar suas fotos. Mesmo que você esteja mandando tudo e seja óbvio que você quer um autógrafo, deixe claro que você quer as coisas assinadas (e peça dedicatória para o nome desejado, o seu no caso, e não fique triste se não vier dedicado porque às vezes eles ‘’só’’ assinam, mas já é uma baita de uma honra mesmo assim). Apesar de ser uma fan letter a princípio, é nela que você pede pela assinatura, os colecionadores costumam chamar a carta de LOR (Letter Of Request), o que é muito importante porque é através dela que você pede o autógrafo. Então no final de tudo diga algo como ‘’I wish you all the best and if possible, I enclosed X pictures and would love if you could sign/inscribe them for me, ____ (seu nome).’’ Antes de pedir o autógrafo no final, é o espaço para você mostrar o quanto você é fã, então fale tudo o que quiser, tente fazer um insight pela carreira do ator/artista, cite trabalhos que não sejam só os mais famosos, de como ele te inspira e muda a sua vida, coisas que você sabe sobre ele em geral, fale de projetos mais recentes (não só produções de mil anos), e pareça interessado realmente na pessoa, e não que é apenas uma pessoa querendo um autógrafo, porque muitos se aproveitam apenas para depois vender os autógrafos no eBay. E depois de escrever tudo o que você quiser, peça educadamente pelo autógrafo e enfim deseje tudo de bom para ele e sua carreira.

Concluindo, a carta é livre, escreva e seja feliz!






FOTOS

Se você quer mesmo uma resposta direta, e você quer um item assinado, é preferível que você mande o item para autógrafo. Muitas celebridades têm fotos para mandar autografadas, mas no geral elas só autografam o que chega até elas, então não arrisque e mande algo seu. Se você quer uma foto autografada, mande uma junto com a sua carta (ou mais de uma, mas não exagere, porque muitos assinam só um item por pessoa, e outros assinam tudo o que você mandar. Cada artista responde de um jeito!). Se você não tem uma foto própria, basta ir em alguma loja que revele fotos ou alguma gráfica ou laboratório que vão imprimir a sua foto. O tamanho padrão mais usado de uma foto grande é 20x25 centímetros (8x10 polegadas), mas o tamanho pode ser o que você quiser. Eu sugiro que a foto seja impressa em papel fosco, porque o brilhante pode ter problemas para conservar a assinatura. Uma foto 20x25 sai geralmente por 5 reais (pelo menos aqui em São Paulo). Eu não recomendo que se mande itens de coleção pessoal pela carta porque, apesar de tudo, você não sabe se o item vai voltar para você, de repente você pode nunca receber de volta e ficar sem.  Só se for uma pessoa que realmente responda todo mundo eu arriscaria mandar algum item pessoal, como capa de DVD ou foto de coleção. Nesses casos, é melhor conseguir pessoalmente, se possível. Se você quer muito o item autografado pela pessoa distante, vale a tentativa, mas esteja ciente das consequências. Eu já perdi capa de dvd por carta e já recebi de volta assinada também, no fim nunca se sabe... Às vezes até livro as pessoas perdem pelo correio (ainda mais pelo correio brasileiro que é péssimo e o extravio rola solto).


(Anita Page em uma época de sua carreira recebeu mais correspondência que Greta Garbo, e respondeu os fãs até o fim da vida, com mais de 90 anos. Garbo, por sua vez, conta-se nos dedos os autógrafos que deu em vida).


ENVELOPES

Depois, você vai precisar de não apenas um envelope, mas dois! Antes de pegar o envelope para mandar tudo, pegue um envelope e enderece para você mesmo, com seu endereço na frente dele (parte lisa, sem a aba). Isso é o que chamam de Self Addressed Envelope (sigla SAE), e é esse envelope que a pessoa vai utilizar para reenviar suas coisas. É educado e a pessoa não precisa arranjar um envelope e preencher com seu endereço para te reenviar, você já deixou pronto para a pessoa. Quanto mais você facilitar para a celebridade, mais chances você tem de receber de volta!

Preenchido o envelope para você mesmo, pegue outro envelope (de preferência grande) e enderece para sua pessoa favorita. É nesse envelope que você vai mandar tudo dentro: a carta, as fotos, os cupons e o outro envelope que você já endereçou para você. Na frente, a parte lisa sem nada, você escreve o endereço da pessoa completo, e não esqueça de colocar no fim USA se for Estados Unidos, UK se for Reino Unido, FRANCE para França e assim por diante. Na parte de trás do envelope (a que fecha o envelope, com a aba) coloque o seu endereço completo. O seu endereço você coloca exatamente como é, em português mesmo – mas não esqueça de colocar BRAZIL no fim! Afinal está indo para o exterior. O endereço da pessoa você preenche exatamente como é, sem esquecer de colocar o país no fim, e o seu você escreve normal em português (Rua tal, bairro tal, CEP blá blá blá) e acrescenta Brazil no final. E é isso: um envelope você endereça normal para o ator, com o nome dele como destinatário e o seu atrás como remetente; nesse envelope vai tudo dentro. No outro (que é menor, ou que você vai mandar dobrado) você faz o inverso: você é o destinatário, e ele o remetente; esse vai dentro do envelope anterior junto com tudo, e a celebridade vai usar ele para te reenviar as fotos autografadas, e como vc já endereçou, a pessoa só coloca as fotos dentro e despacha no correio, e that's it! Eu sugiro não colocar o artista como remetente porque assim ninguém vai saber do que se trata, e pode evitar possíveis extravios no caminho de volta pro Brasil. Coloque só o seu endereço na frente que não terá problemas!



CUPOM RESPOSTA/POSTAGEM

Pois bem, com a carta, envelopes e a(s) foto(s), agora você precisa do mais chato: postagem. Mesmo que a pessoa assine de graça, é esperado (e educado) que você pague pelo retorno das suas coisas. Você não está pagando pelo autógrafo em si, mas para que a pessoa não tenha que pagar para te reenviar as coisas. Muitas celebridades pagam pelo reenvio e até devolvem o que você mandou para pagar, mas é recomendado que você não espere por isso e mande tudo. As coisas são suas, então você tem que pagar para receber tudo de volta (e assinado!). Para receber uma resposta, você tem que deixar tudo pronto para a celebridade assinar: você escreve a sua fan letter pedindo para a pessoa, manda os itens para serem assinados, manda o envelope para ela devolver os itens e também postagem que pague pelo reenvio dos itens de volta para você (muitos mandam até a caneta para a pessoa assinar, mas isso não é realmente necessário, só se você quiser).


Há muitos meios de deixar a postagem paga. O primeiro e mais óbvio é usar selos, mas tem um porém: os selos que você precisa não podem ser brasileiros, e aqui no Brasil não se vende selos internacionais. Exemplo: se você quer mandar carta e receber resposta de alguém da França, o seu envelope endereçado para vc mesmo tem que ter selos franceses, pois afinal ele será postado na França até você, assim como alguém nos EUA precisa de selos americanos no envelope para te reenviar as fotos, então selo brasileiro não serve. Um envelope endereçado para você mesmo com selos já nele se chama de Self Addressed Stamped Envelope (SASE), e é o meio mais usado entre os colecionadores, porque lá fora é bem mais fácil arranjar selos, principalmente americanos já que boa parte mora nos Estados Unidos.



Para nós, meros mortais brasileiros e outras pessoas de todos os cantos do mundo, os nossos requests são ‘’overseas’’ (do exterior, além do mar etc) , e como não tem como comprar selos americanos/franceses/britânicos/etc diretamente do correio brasileiro, há alternativas. A que eu recomendo é a compra do Cupom Resposta Internacional (international reply coupon em inglês, Coupon Réponse em francês).


 
Esse é o cupom resposta ~~a chave para a felicidade~~ 


Ele é uma espécie de moeda de troca por selos internacionais, e em qualquer lugar do mundo ele pode ser usado pela pessoa para conseguir os selos do país para colocar no seu envelope e assim pagar a postagem da sua carta de volta para você, assim você recebe e o artista não tem que pagar nada por isso e TODOS FICAM FELIZES! O lance da fanmail é deixar tudo pronto para o artista, o único trabalho dele é parar e assinar, o resto você já fez. Para uma resposta, eu recomendo a compra de UM A TRÊS cupons.  Se você mandar uma foto pequena, de um a dois está ótimo. Se você mandar fotos grandes, ou algo mais pesado, eu sugiro três cupons para garantir - afinal você não vai querer perder a chance de resposta por não ter mandado postagem suficiente. O pessoal de fanmail sempre recomenda mandar três cupons para qualquer lugar do mundo, e é o ideal. Um cupom é referente a uma carta simples, pequena, com poucos gramas de peso, então eu geralmente mando fotos 10x15 ou 15x20 no máximo e me responderam quando mandei apenas um ou dois cupons. Vou sugerir DOIS para ser mais garantida a sua resposta, mas se você quiser ser mais precavido ainda, mande TRÊS. Vai depender do seu bolso também hahaha pois não é muito barato.

Um cupom hoje em dia está com preço bem salgado: esse ano ele subiu para onze reais cada (11 fucking reais), o que eu acho muito caro, mas infelizmente é uma das poucas opções viáveis e em conta. Há a opção de mandar dinheiro dentro do seu envelope, no caso a moeda do país para onde você está enviando (libras, euros, etc.) ou dólares em geral, mas com a moeda americana nas alturas, eu acho muito impossível, sem falar que ir até a casa de câmbio atrás de notas é uma função. Não recomendo.

Conseguir o cupom é de longe a parte mais chata de tudo, porque ele não é vendido em todos os correios, e muitos atendentes mal sabem o que é isso, devido a grande queda na compra desse produto. 

Para quem não tem disponibilidade de ir até o correio, ou nenhuma agência próxima comercializa os cupons, eles estão disponíveis na loja online dos Correios e você pode comprar tranquilamente que eles serão entregues no aconchego de seu lar.ATUALIZO QUE HOJE EM DIA O CUPOM SÓ É VENDIDO PELA INTERNET, ATRAVÉS DO SITE DOS CORREIOS NA PARTE DE FILATELIA DO SITE (UPDATE 2020). LINK ABAIXO ATUALIZADO:

http://shopping.correios.com.br/wbm/store/script/wbm2400901p01.aspx?cd_company=ErZW8Dm9i54=&cd_product=vkq0vahumVw=&cd_department=hVGqN_xVk8w=


Há sites que vendem selos estrangeiros, como o próprio site do correio americano (UPS), o eBay, a Amazon e assim por diante, para quem quiser comprar os selos e colar no envelope endereçado para você mesmo, daí estará pronto para o reenvio da sua foto autografada. Nesse caso, eu sugiro comprar o selo Global Forever (para Estados Unidos), um só selo desses vai servir para o seu envelope, mas você pode comprar logo uma cartela deles. Ele serve para uma carta simples dos EUA para qualquer lugar do mundo. É um tanto complexo importar selos, sugiro só para quem já faz compras internacionais e saiba direitinho de filatelia para comprar os selos corretos. Em geral eu continuo recomendando o Cupom Resposta porque é mais prático e você simplesmente compra e coloca dentro do seu envelope de envio. Anyway, good luck!



BÔNUS: COMO MANDAR CARTA PARA ALGUÉM DO BRASIL

Esse é um novo tópico que ainda estou explorando e gostaria de compartilhar. Falei muito sobre como mandar carta para pessoas estrangeiras, mas e quanto aos artistas do Brasil? Também é possível! Mesmo morando no mesmo país, nem sempre temos a chance de conhecer nossos ídolos tupiniquins. Encontrar pessoalmente, mesmo sendo a melhor oportunidade, nem sempre há espaço para um encontro com a pessoa e muitas vezes não conseguimos nem foto nem autógrafo. Se vocês querem tietar alguém daqui por carta e dentro do Brasil, não precisa de Cupom Resposta. Aí no caso você vai fazer do estilo tradicional de fanmail: comprar selos e colar no envelope! Para uma foto pequena dentro de um envelope normal de carta, não passando dos 20 gramas, um selo de Carta Não Comercial cobre o reenvio da foto para você. O selo está custando agora R$1,95 cada um. Você compra um, endereça um envelope com seu próprio endereço (para a pessoa te reenviar) e deixa o selo colado no espaço do envelope, e daí pronto: tá tudo pronto, a pessoa assina e põe a foto dentro desse envelope que você providenciou e simplesmente despacha (seja no correio ou na caixa amarela de cartas que fica na rua). Voilà! Mas se você for mandar fotos maiores e o envelope ficar mais pesado que 20 gramas, se informe no correio sobre quantos selos você vai precisar para poderem te reenviar suas coisas. Você pode mandar dinheiro dentro do seu envio para cobrir o reenvio, também funciona, mas mandar um envelope já com selo é mais prático.

Mas atenção: brasileiro não está muito familiarizado com fanmail, então não é 100% certeza que a pessoa vai responder mesmo, daí vai depender da agenda, do endereço usado e da boa-vontade da pessoa escolhida. Eu ainda estou descobrindo e tentando eu mesmo alguns artistas que gosto. Até agora consegui de pessoas como Lucélia Santos, Malu Mader, Patricia Pillar, Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Marco Nanini, Marieta Severo, entre outros... Qlqr coisa eu atualizo por aqui!



Como achar endereços de brasileiros?? Infelizmente você terá que fuçar (e muito) pelo Google mesmo. Tente sempre procurar pelo nome de nascimento do artista, agências ou empresas a que ele está associado. E se encontrar o endereço, arrisque e mande sua carta, sempre respeitando a privacidade da pessoa e não divulgando os dados dela por aí. Com artistas do estrangeiro você também pode ir atrás de endereços privados (home address/private address), basta procurar pelo nome completo, de nascimento ou de casado deles, em sites como Whitepages.com etc. Do Brasil você pode recorrer às páginas brancas ou amarelas, como o caso do site público Telelistas.net ou Fonelistas.com . Caso o artista esteja presente através de agência ou produtora ou teatro, você pode arriscar. A Fernanda Torres me respondeu através da produtora, Conspiração Filmes, por exemplo, e olha que eu nem tava esperando ser mesmo respondido. Sorte!


Exemplo de selo de carta simples comum (carta não-comercial) que vale para qualquer envio até 20 gramas. Pode comprar a quantidade que quiser ou uma cartela com 30 unidades.  


Envelope para você mesmo endereçado, carta, foto, cupons (ou selos) dentro do envelope grande em que vai tudo, basta fecha-lo e ir até o correio. Você pode enviar como quiser, mas eu sugiro mandar como carta normal prioritária simples (mais formalmente Documento Prioritário - não registrado). Pode mandar como Carta Registrada mas eu não recomendo porque nessa modalidade a carta precisa de uma assinatura para ser entregue, e o artista ou o assistente não está necessariamente ali na hora para receber, e pode até voltar para você a carta! Sem falar que é mais caro para mandar, então eu sugiro mandar como Documento prioritário sem registro, porque é mais em conta e a carta vai ser simplesmente deixada no endereço pelo carteiro. Mas, isso fica a critério do freguês.


MANDE SUA CARTA, CRUZE OS DEDOS E BOA SORTE !!



MAS NEM TUDO SÃO FLORES...


PREPRINT

Muitas celebridades geralmente não respondem de jeito nenhum ou mandam o que chamam de PrePrint (sigla PP), o que é um autógrafo impresso, ou seja, a pessoa não assinou e nem encostou na foto ou leu a sua carta, são várias fotos impressas para mandar para fãs. Há uma companhia chamada StudioFanMail que é perita em mandar apenas PrePrints , então se a celebridade estiver relacionada a essa empresa, nem perca seu tempo e seus selos. Se o autógrafo é sempre igual e está sempre na mesma posição nas milhares de fotos, não é autêntico.

(Exemplo de Pre Print. É apenas uma cópia impressa do autógrafo real, não tendo sido assinada de próprio punho pela pessoa, é só impresso e enviado para os fãs).


AUTOPEN/ STAMPS 

Se não for PrePrint, as celebridades também podem recorrer ao que chamam de Autopen (sigla AP) ou Stamps (mais raro). Autopen é uma máquina que reproduz o autógrafo da pessoa nas fotos, ou seja, é uma máquina que reproduz o autógrafo sempre do mesmo jeito, não necessariamente na mesma posição da foto comparando vários exemplos, mas é uma assinatura sempre igual, mecânica, ''perfeita demais'', sendo óbvio que não foi alguém que assinou de próprio punho (Dustin Hoffman, Chevy Chase e Michelle Pfeiffer usam isso). Já o stamp é literalmente um carimbo com a assinatura que é colocado na foto, que geralmente é bem nítido se tratar de um autógrafo não original, além de deixar um borrão na imagem muitas vezes.


(A autopen reproduz o mesmo autógrafo gravado nela, sempre da mesma forma, então ao comparar com um autêntico, que sempre tem alguma diferença ou marca da caligrafia da pessoa, é nítido que esse acima é um exemplar feito por uma máquina, e não de próprio punho. Então a máquina pega as fotos e sempre escreve ''All my best Michelle Pfeiffer'' do mesmo jeito, sem a própria Michelle ter tocado nelas)


(Exemplo de ''Rubber stamp'' , uma assinatura carimbada. Repare que ela sempre parece borrada e muito forte na tinta, é como um carimbo mesmo, que não tem a marca da caligrafia da pessoa, mostrando que não assinada por alguém)


E por fim, há os que mandam cartinhas impressas dizendo que não tem tempo ou pararam de responder, ou aqueles que só assinam livro ou outros itens que não simplesmente fotos (Kirk Douglas assina apenas livros ou fotos para os muito muito sortudos, minha musa Julie Andrews há muito tempo só manda cartinhas falando ''no longer signing autographs'', e Olivia de Havilland infelizmente não responde mais há anos).


Há também as pessoas que cobram por autógrafos ou só assinam para caridade; pessoas como Tippi Hedren e Jeremy Irons cobram 25 dólares por uma assinatura (o dinheiro vai para caridade). Outros casos são de pessoas que simplesmente cobram pela assinatura, geralmente celebridades mais underground que usam a fama que tiveram para ganhar uns trocados. Nesse caso você deve incluir a quantia dentro da sua carta. Caso você não mande o valor, você provavelmente vai receber uma nota agradecendo o contato mas recusando a assinatura sem a quantia exigida pela pessoa. Então sempre cheque se a pessoa cobra e quanto é (se estiver disposto a pagar).  Às vezes, dependendo de quem for, a pessoa vai assinar mesmo sem o dinheiro, mas não conte muito com isso. 





SECRETARIALS

Antes de mais nada, tomem cuidado com o mais perigoso. Muitas celebridades usam secretárias para autógrafos (chamam esses exemplares de Secretarials, ou simplesmente SECs). Elas são pessoas contratadas para assinar pelo ator, e muitas vezes é até difícil de identificar se o autógrafo é  mesmo real ou não, mas em geral dá para constatar que são falsos. Alguns nomes que me vem em mente agora são: John Travolta, Robert Redford, Steve Martin, Dick Van Dyke, Sally Field, Richard Dreyfuss, Alain Delon, Jean Paul Belmondo, Shirley MacLaine, Cameron Diaz, entre outros. Eu não julgo as pessoas, se elas não podem responder, eu entendo, pois são todas pessoas muito ocupadas (diferente de mim que só fico na montanha sentada vendo filme, risos). Mas eu não admiro quem engana os fãs, então prefiro que quem realmente não tenha tempo para responder simplesmente não o faça. É melhor receber nada do que receber uma resposta ruim ou falsa. Enfim, para os que usam secretária: SHAME ON YOU! Segue uma lista de 2011 (há exceções entre os nomes) :


(Autógrafos da Marilyn: exemplo autêntico à esquerda, exemplo ''secretarial'' à direita)


PRE SIGNED

Um último caso, mas esse é positivo. Boa parte das celebridades que são muito ocupadas para responder os fãs pessoalmente fazem o seguinte: elas pegam uma tonelada de fotos idênticas e assinam todas elas para serem mandadas para os fãs que mandam carta pedindo autógrafo. Sendo assim, se você mandou fotos suas provavelmente virão não assinadas, mas eles vão te mandar uma foto já autografada e com assinatura autêntica, isto é, foi ''pré assinada'' (por isso o nome pre signed). Muitas pessoas confundem o pre signed com o pre print, mas não são iguais. O pre print é um autógrafo impresso, enquanto o pre signed foi assinado antes pela celebridade para despachar aos fãs, a única diferença é que ela não assinou as suas coisas, mas ela está te mandando um autógrafo do mesmo jeito.

Para diferenciar do Pre Print, basta comparar com outros exemplos e ver se a assinatura tem diferença dos outros. Uma pessoa que assina o nome várias vezes SEMPRE deixa diferenças, ninguém assina do mesmo jeito toda hora, e nunca no mesmo lugar, veja se a assinatura muda de lugar na foto. Se tem diferença, foi autografado. Se o autógrafo está no mesmo lugar sempre, é impresso. E um último teste, caso realmente esteja difícil de identificar: coloque a foto contra a luz, como numa lâmpada, e repare na parte de trás da foto. Se a assinatura contrasta com a luz e se destaca na foto, mostra que ela foi realmente escrita sobre a foto, então ela é real. Se nada aparece, é porque a assinatura faz parte da foto, então foi impresso.

Resultado de imagem para angela lansbury pre signed"

(Angela Lansbury é uma das artistas que em 90% dos pedidos costumam mandar fotos já assinadas para os fãs. Mesmo ocupada, é sempre solícita com os fãs. Reparem que é sempre a mesma foto, mas comparando exemplos a assinatura sempre será diferente e em partes diferentes da foto, já que foram todas assinadas por ela à mão, diferente do autógrafo copiado e impresso que é sempre igual. Para quem quer suas coisas assinadas e dedicadas é um pouco decepcionante, já que a pessoa teoricamente não estava presente quando sua carta foi aberta, mas qualquer sucesso já é digno de palmas <3)


RESPOSTAS POR EMAIL

Notícia boa para quem tem preguiça do correio e de tudo isso: tem gente que responde por email! Pessoas como Pedro Almodóvar e Judi Dench (e a Joan Rivers enquanto era viva também) respondem por email, basta você mandar um email com sua ‘’carta’’ e no final pedir uma foto autografada com o seu endereço completo que eles vão te mandar, DE GRAÇA, sem pagar nem mandar nada. Há mais gente que faz isso, mas que eu não conheço muito, então pesquisem para saber melhor. Se você tiver a baita sorte de encontrar um email da pessoa que o povo ainda não floodou com mensagens, às vezes você recebe resposta direta, e até autógrafo (ou instruções para conseguir um) se você der sorte.


VIA VENUE 

E uma última possibilidade, mais excêntrica e que geralmente dá certo: sem ser por endereço fixo de fanmail, tem gente que responde por outra forma, que os colecionadores chamam de Via Venue  (sigla VV). É quando a pessoa não assina normalmente, mas se você mandar para o ‘’venue’’, isto é, o local onde a pessoa está trabalhando no momento, ela responderá! Você faz tudo igual, a diferença é que o endereço para onde você vai mandar é o teatro/estúdio onde a pessoa está se apresentando/gravando. Por exemplo, Kevin Spacey em 2015 (antes de morrer simbolicamente, rip) estava fazendo uma peça em Londres. A pessoa que vos fala resolveu tentar e mandou uma carta para o teatro onde ele estava se apresentando, seguindo todos os passos mencionados, e CONSEGUI !


Consegui também o autógrafo da Helen Mirren fazendo esse processo e deu certo!





Mas ATENÇÃO: você tem que ter certeza da data que o artista vai estar no lugar, lembrando que venue é sempre um local temporário, quando ele terminar com a produção ele não estará mais lá para responder. Então sempre cheque as datas e se certifique de que a carta vai chegar e dar tempo da pessoa te responder. Importante: veja se a pessoa já respondeu via venue alguma vez, algumas pessoas não respondem mesmo de jeito nenhum, mas de qualquer forma sempre vale uma tentativa, é melhor tentar do que ver pessoas conseguindo resposta e você não. E cheque se o teatro ou casa de show onde o artista está realmente repassa fanmail! Se for uma peça de teatro, na Broadway por exemplo, geralmente alcança o artista. Aqui tem uma relação boa dos locais de todo o mundo que repassam ou não:

http://www.fanmail.biz/mboard/viewtopic.php?t=24711


Uma outra possibilidade não muito feliz: sua carta pode voltar para você sem nem ter sido aberta. Para isso chamam de Return to Sender (RTS); isso não é só nome de música do Elvis, e pode acontecer por vários motivos. Normalmente é porque o endereço não é mais válido: pode estar errado, deu algum problema na hora da entrega, ou a pessoa simplesmente não está mais no endereço em questão. Mas nesse caso nem tudo está perdido, é só você tentar por outro endereço com histórico de sucesso que a pessoa provavelmente vai responder.


Uma resposta de carta leva, em média, de dois a três meses. Quem mora nos EUA consegue receber em dias ou semanas mesmo, mas aqui no Brasil é bem lento o processo: leva-se semanas ou até um mês só para a carta sair do Brasil e chegar ao endereçado. As respostas mais rápidas que eu recebi foram de seis semanas, no mínimo. E também tem uma coisa: o tempo varia muito de uma pessoa para a outra. Mesmo passando dos meses de espera normais, você ainda pode receber algo. Em média normal, até seis meses é capaz de você receber algo, depois disso suas chances são um pouco menores, mas acredite, mesmo depois de um ano ou até mais você ainda pode ser respondido! Levou mais de um ano para eu receber uma resposta da Liv Ullmann e da Kim Novak, quando eu já tinha desistido, então não desanimem! Cada artista responde no seu tempo, algumas são rápidas, outras nem tanto. Tem pessoas que já esperaram anos para receber de volta uma carta, até mais de SETE ANOS! Já vi histórias insanas, de mais de dez anos para alguém responder, e de um cara que foi achar uma carta depois de anos debaixo de um sofá e só então respondeu (!).


EM MÉDIA, mandar uma carta sai em torno de 30-50 reais. Realmente não é barato, mas vamos levar em consideração que autógrafo é um item muito valioso, e dependendo da pessoa pode valer uma nota preta. Então conseguir por menos de cinquenta reais o que pessoas vendem por centenas/milhares de dólares, é algo bem em conta e vale todo o esforço!


Dear Mr Gable (8)


Mandar carta é como jogo de azar, tudo depende da sorte. Muitas cartas eu recebi resposta, muitas eu nunca recebi nada. Se você escreveu uma carta legal e ela chega na mão da pessoa, está praticamente no papo! E principalmente: nunca desista. As pessoas mais difíceis e escrotas do planeta já responderam algum fã, pelo menos uma vez na vida, até as mais chatas e impossíveis. Então, se você realmente é muito fã de alguém e quer porque quer uma resposta, eu sugiro tentar pelo menos uma vez. Não custa nada (mentira, custa sim RISOS), mas só quem é fã sabe o quanto vale um contato, seja qual for, com seu ídolo adorado. Uma resposta de quem você admira, poder ter e contemplar o autógrafo da sua pessoa favorita, renova as energias e alegra qualquer dia nublado!


(CLARAMENTE EU NAUFRAGADA NAS CARTAS)



THAT’S ALL FOLKS! Mande sua carta e cruze os dedos! Boa sorte a todos, e muito obrigado por lerem. DÚVIDAS, deixem qualquer uma que responderei com muito carinho. Aguardem futuros posts! Beijos da Noviça Carteira xxx

28 comentários:

  1. Muuuuito obrigado por esse post MARAVILHOSO!! Arrasou demais. <3

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post! por todo o zelo e dedicação.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, muito bom o post
    Vo tentar mandar pro ator Jean Paul Belmondo

    ResponderExcluir
  4. Olá. Gostei muito do seu post. Pretendo mandar uma carta para um ator do qual sou muito fã e por quem sou apaixonada (fangirling!!!), e queria saber se imprimir a foto que quero autografada em papel fotográfico ficaria bom ou se haveria algum problema. No post você fala de papel fosco, mas tem algum específico que você recomenda?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, tem algum ator jovem que faz sucesso atualmente e que vende autografo em site? Grato

    ResponderExcluir
  6. Não encontro o endereço da Regina Duarte nem da Fernanda Montenegro, alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde é a Doris Day mesmo que autografa ou a secretaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Rosana, tudo indica que é ela sim que assina. Há discussões sobre a autenticidade dos autógrafos, mas conferi e pesquisei exaustivamente vários exemplos e cheguei a conclusão que a caligrafia é dela sim. Anualmente a fundação de animais dela leiloa itens autografados pela própria Doris, e a letra é exatamente igual a das cartas.

      Espero ter tirado sua dúvida e incentivado a mandar suas cartas :) beijos

      Excluir
    2. Eu li seu blog há alguns meses e mandei uma foto com carta e 3 cupons response para a Brigitte Bardot, em 1 mês recebi a foto autografada, fiquei tão feliz, ela escreveu "Pour Rose amour" , uma das palavras não entendi, mas é para Rose com amor em frances e desenhou um coração. Amei!!! Agora quero um autógrafo da Doris Day, assisti vários filmes dela e o meu preferido é "Ardida como pimenta"

      Excluir
  8. pelo amor de Deus, me ajuda a conseguir um autógrafo do Kevin Spacey!!!!
    juli_108@hotmail.com
    pleaseee, eu trabalho quase 18 hrs por dia hehehe, e uma ajuda cairia bem, please

    ResponderExcluir
  9. Consegui o autógrafo da Doris Day!!! Pra mim é uma relíquia!

    ResponderExcluir
  10. Olá queria saber eu vi apenas no site fan mail que conseguiu 2 sucessos com a beyoncé eu quero MUITO um autografo dela no site tá o endereço da companhia dela PARKWOOD ENTERTAINMENT mais nao eu achei o endereço da gravadora dela e ja vi gente quie mandou fanmai pra essa gravadora ( pra outros cantores) e conseguiram sucesso e tentei o site que cita pra ver se acho home address ou private address não achei o que eu acheiera casas dela que ela nao mora mais e atualmente ela mora em NY e não achei NADA me ajuda onde mando ?

    ResponderExcluir
  11. Vc é fantástica. Era td o que eu queria. muito obrigada pelo excelente trabalho. bjs

    ResponderExcluir
  12. Nossa, quero agradecer a vc pela explicação detalhada. Virei fã do Joaquim Phoenix depois de Coringa e tentarei escrever pra ele. Gratidão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela leitura! :-)
      boa sorte e gratidão ^^

      Excluir
  13. Que capricho de página! Amei. Gostaria de enviar uma carta para uma celebridade dos EUA, mas só sei o endereço residencial. Preciso de uma opinião sincera: seria muito invasivo da minha parte enviar para esse endereço residencial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio :-)
      Então... Eu já mandei cartas para endereços residenciais e obtive resposta, como também não recebi nada em outros casos. Depende muito da pessoa em si se ela é receptiva ou não... No máximo, você vai levar um vácuo rs
      Na pior das hipóteses, você recebe um Return to Sender (a carta volta pra você do mesmo jeito que você mandou). Se você gosta muito da pessoa, minha dica é: arrisque. Quem não arrisca, não petisca.

      Um beijo

      Excluir
    2. Nos Estados Unidos a cultura da fanmail é mais disseminada e os artistas estão meio que "acostumados" a receber correspondência de fãs, até mesmo na casa deles. Muitos tem o endereço super divulgado na internet e nada demais... Mas é aquilo, depende muito da pessoa. Se não tem histórico de resposta nenhum e a pessoa não se sabe se responde ou não, daí só tentando mesmo e enviando! Espero ter te ajudado. x

      Excluir
  14. Pedro boa noite, gostei muito do seu post, estou querendo enviar uma carta para um artista, bom eu sei que é difícil complicado, mas o que eu queria pedir através de carta ou e-mail nada mais é do que a realização do sonho da minha irmã. Minha irmã tem o sonho de ser médica e você sabe que aqui no Brasil, só tem dois jeitos de conseguir, fazendo o enem estudando muito muito ou pagando uma faculdade, mas a faculdade só ela custa 10 mil por mês. Poxa não é por que ela não quer estudar, mas é por conta da real situação dela, minha irmã tem duas crianças pequenas e trabalha como técnica de enfermagem numa jornada de 12 por 24 e ainda mora num interior do Pará, tendo que viajar 2h para chegar ao trabalho, ou seja muito complicado pra ela entrar na faculdade pública, sem contar que o ensino medio dela( o nosso) foi complicado finalizar, foi feito por etapas, aquele jeito que faz 2 anos em um, resumindo, é muito dificultoso pra ela passar, a única maneira de ela conseguir a realização do sonho dela é encontrar alguém que pague as mensalidade, isso mesmo que pague a faculdade, não queremos o dinheiro queremos apenas a quitação da faculdade. O que você acha Pedro? será que é impossível conseguir alguem disposto a realizar esse sonho? Somos pobres financeiramente, não podemos pagar, seria maravilhoso se conseguíssemos.O que poderemos fazer, teríamos alguma chance? Aguardo seu retorno e agradeço desde já

    ResponderExcluir
  15. olá caro Pedro!
    primeiramente, vim lhe agradecer pelo post maravilhoso, um VERDADEIRO TUTORIAL!
    tirou todas as minhas dúvidas de como enviar, de como se "arrumar" enfim..do passo a passo de como fazer!
    porém meu amigo só tenho uma dúvida..este "cupom responsta", como faz pra usa-lo?!..vô adquirir no site dos Correios para enviar pra Alemanha ( conseguir autografo certeiro do Beckenbauer) mas não tenho ideia de como vem esse cupom..eu colo eles (pois comprarei 3) no envelope que ele irá me enviar!?..ou envio com eles soltos..(acredito que ele deve trocar esses cupons com os selos alemaes)
    como procede amigo?..no aguardo,
    Michael de Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Michael... obrigado pelo interesse e apoio ao meu trabalho. Sobre o cupom, você compra ele pelo correio e coloca solto mesmo dentro do envelope, junto com sua carta, o envelope endereçado a você mesmo e o item pra autografar. Apenas isso!
      Boa sorte :-)

      Pedro

      Excluir

Carole Lombard: Diva da Comédia Screwball e Grande Amor de Clark Gable (Biografia e Cinema)

A atriz  norte-americana  Carole Lombard nos deixou muito cedo em 16 de janeiro de 1942, com apenas 33 anos de idade. Ela, sua mãe e mais 20...